1. O site
  2. A autora
  3. Agradecimentos

O site

O termo alta fidelidade ganhou destaque na primeira metade do século 20 graças ao avanço de tecnologias de gravação de áudio, que permitiam a captação e reprodução das nuances sonoras de uma gravação. 

Há uma década, as plataformas de streaming consolidaram-se como a principal fonte de receita do mercado da música gravada no Brasil. Nesse contexto, alta fidelidade faz referência aos três principais personagens impactados pela nova configuração da música digital: a indústria fonográfica, os produtores musicais e os ouvintes. A reportagem investiga, documenta e analisa as transformações que os serviços de streaming provocaram na indústria fonográfica: do modo de produção e distribuição à forma como artistas e ouvintes se relacionam com a música. 

O site está organizado em três seções: Plataformas, que reúne três reportagens; Produtores Musicais, com quatro textos; e Ouvintes, composta por duas reportagens. A navegação pode ser feita pelo menu da página inicial ou clicando diretamente nos textos em carrossel para iniciar a leitura. Ao final de cada reportagem, um menu permite avançar ou retornar entre os textos, e o menu de seções, localizado à direita da tela no começo do texto, possibilita acessar rapidamente as partes do site.

a autora

Julia Custódio é jornalista em formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Passou pelas redações do Jornal da USP e da revista Vida Simples. Tem interesse na cobertura de cultura, saúde e ciência.

Contato: juliamcustodio@gmail.com

Agradecimentos

Agradeço aos pesquisadores, músicos e ouvintes que conversaram comigo e confiaram no meu trabalho.

Aos professores e funcionários que me acompanharam durante os anos escolares e aos que me guiaram durante a graduação, em especial o meu orientador, Ivan Paganotti, pelos conselhos, paciência e contribuição durante todo este ano.

Aos meus pais, Ricardo e Patricia, que me apoiaram em cada passo, em cada sonho, em cada alegria e momento de dificuldade. Vocês são inspiração, confiança e amor.

Às minhas avós, Inês e Lidia, mulheres de força, resiliência e carinho sem fim. Ao meu irmão Lucas e à minha irmã de consideração Mariana, companheiros de muitas risadas e momentos especiais. Aos meus tios e priminhos, pela confiança. 

Sem meus amigos, a jornada universitária não faria sentido algum. Agradeço ao Fabio por todo o companheirismo e por dividir a vida comigo. Ao Diogo, meu co-diretor e amigo do coração, pelas dicas valiosas e conversas diárias. À Amanda, minha parceira do Butantã à Berlim, pela ajuda, escuta e acolhimento. Aos meus amigos amados, Gabriel, Rebeca, Bianca, Guilherme, José, Lara, Emilly e Lucca. À Hellen, Nicolly e Mateus, os primeiros a apoiarem minha jornada no jornalismo.

À Universidade de São Paulo, pelo mundo de possibilidades e por ser o espaço de realização dos meus sonhos.